Histórico
A Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira foi inaugurada em 02 de abril de 2013. A solenidade de inauguração contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do governador do Ceará, Cid Gomes, de outras autoridades e da comunidade do bairro Luciano Cavalcante.
Passando a compor a posição 91ª unidade de educação profissionalizante no estado e a 18a de Fortaleza, sendo a primeira com o Padrão MEC. A escola foi construída com recursos do governo do Estado do Ceará. O Ministério da Educação, no entanto, forneceu mais de R$1 milhão para a compra de mobiliário e equipamentos. A iniciativa faz parte do programa Brasil Profissionalizado, que desde 2007 visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. O programa repassa recursos federais para que os estados invistam em suas redes.


Os cursos técnicos ofertados inicialmente foram: Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática.
Em 2013, deu início ao ano letivo com 180 estudantes matriculados no 1º ano. Os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. O aluno permanece em tempo integral, das 7:00h às 16:40h, com aulas das disciplinas do currículo do Ensino Médio e da formação técnica.
Em março de 2013 foi formado o primeiro Núcleo Gestor composto por Mônica Maria Silva Sousa (Diretora Geral), Cecília Alves dos Santos (Coordenadora escolar), Waldenisia Ramos de Sousa (Coordenadora financeira) e Marilene Oliveira Viana (Secretária escolar). Posteriormente, a sra. Ana Maria Mendonça de Santiago Menezes (Coordenadora escolar) também passou a integrar a equipe.
Em 2014 assumiram a coordenação escolar Leiliane Frota Correia de Lima e Jenilson Sousa Nogueira. Em fevereiro de 2015, retornou à coordenação escolar, Cecília Alves dos Santos. Passou a compor o núcleo gestor também em fevereiro de 2015, Célia Ferreira de Lima (coordenadora escolar).
Em março de 2015, assumiu a direção geral da escola a professora Christiane Cruz. Em seguida, assumiram Antonia Margarida Martins Amorim (Coordenadora Escolar) e Taiza Cristiele da Costa Gomes (Coordenadora financeira). Em agosto de 2015, assumiu a Coordenação escolar a professora Herik Zednik Rodrigues e em setembro de 2015, a sra. Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira assumiu a secretaria da escola.
Em 2016, o professor Evangelista Oliveira assumiu a coordenação escolar.
Em 2017, a sra. Silvana Cruz assumiu a secretaria escolar e as professoras Joquebede Cacau e Mary Anne Teles de Lavor Ribeiro assumiram a coordenação escolar. Também nesse ano, a sra. Lídia Lima assumiu a assessoria administrativo-financeira da escola. No final desse mesmo ano, o professor Kamillo Karol Ribeiro e Silva assumiu a direção da escola.
Em 2018, a servidora Edna Maria assumiu a secretaria da escola e o professor Bruno Ribeiro Marques, assumiu a coordenação escolar; em 2019, em decorrência da aposentadoria de Margarida Amorim e de Mary Anne Teles, assumiram a coordenação escolar as professoras Glaucia Marisa e Roberta Moura, integrando o núcleo gestor que permanece até hoje.

Essa unidade de educação profissional foi denominada de Jaime Alencar de Oliveira, como assim estabelece a Lei 14.694, de 30 de abril de 2010, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), após apreciar projeto de Lei da iniciativa do então deputado estadual Artur Bruno.
A propositura, presta homenagem póstuma ao professor Jaime Alencar de Oliveira, foi sancionada pelo Chefe do Poder Executivo na solenidade de inauguração da escola com denominação in memoriam a importante sindicalista e educador cearense. O professor Jaime Alencar de Oliveira dedicou sua vida à escola pública em busca de justiça social através da educação. A escolha para o nome da escola, portanto, foi um reconhecimento da sociedade, em concordância com a SEDUC e APEOC – Sindicato dos Professores do Estado do Ceará, em prestar uma homenagem ao professor por ter dedicado mais de 50 anos ininterruptos e exclusivos ao magistério público cearense e brasileiro, realizando tarefas com profunda afeição às diretrizes políticas vinculadas ao Sindicato APEOC, instituição em que prestou serviços como assessor e presidente.
O Professor Jaime Alencar de Oliveira faleceu em 28 de novembro de 2009, em plena atividade profissional dedicada à educação e aos educadores da rede pública de ensino.
Conhecido como “apóstolo da educação”, Jaime Alencar percorreu todo o território cearense, plantando a necessidade de conscientização política, defendendo o direito de ter direito à educação com qualidade social, na melhoria do ensino e pela contínua valorização do profissional educador. Conforme reiterou a presidenta Dilma Roussef em seu discurso proferido durante a inauguração, “o Jaime Alencar não deixou de conhecer uma só escola da rede pública cearense, estimulando a missão do ser profissional educador competente e capaz de defender seus direitos.”
Como relembra sua esposa, a professora e também sindicalista Maria da Penha Matos Alencar, “muito da discussão acerca do piso nacional dos professores no Congresso Nacional, Professor Jaime Alencar já despertava a necessidade de se lutar em defesa desta causa.” A homenagem dedicada ao prof. Jaime Alencar de Oliveira foi muito gratificante e um reconhecimento à história da luta pela educação cearense. A professora Penha participa ativamente das solenidades promovidas pela escola e os membros do Sindicato APEOC sempre que possível, comparecem à escola para desenvolver campanhas informativas e prestar esclarecimentos.