Na última terça-feira, dia 27 de junho de 2023, ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira o 1° Encontro pela Diversidade da Jaime Alencar. O evento idealizado pelo Prof° de Biologia Danilo Sousa ocorreu como referência ao mês e ao dia internacional do orgulho LGBT+, vinculado as atividades propostas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará dentro da V Semana Luiz Palhano Loiola, nome atribuído à Semana da Diversidade Sexual do Estado do Ceará, instituída pela lei 14.820 de 20 de dezembro de 2010.
O evento iniciou com uma acolhida e a exibição do documentário Transversais do diretor Emerson Maranhão e contou com a presença de uma das participantes do documentário, Samilla Marques, atual Coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ – Thina Rodrigues. Em segunda, a abertura do evento contou com a participação do Diretor da EEEP Jaime Alencar de Oliveira, o Prof. Kamillo Silva; do Prof. Carlos Roberto Lima, Superintendente da Sefor 2; da Deputada Estadual (PT) Larissa Gaspar; da Vereadora de Fortaleza (PT) Prof. Adriana Almeida; e da Secretária Estadual da Secretaria da Diversidade Mitchelle Meira.
O Prof. Kamillo Silva reforçou a importância do trabalho em conjunto entre escola e família no combate à LGBT+fobia ao enfatizar que “o acolhimento deve ser algo que deve passar os muros da escola”. Na visão do diretor, “família e escola devem trabalhar juntos para construir um ambiente inclusivo e seguro para todos, todas e todes.”
A Deputada Estadual Larissa Gaspar, reafirmou a importância do trabalho feito na escola faz, não “só no enfrentamento a LGBTQIA+fobia, mas também na defesa do direito das mulheres, no enfrentamento ao racismo, na defesa do meio ambiente, na formação cidadã dos estudantes, no investimento em ciências, em pesquisa e tecnologia”.
Após a mesa institucional de abertura, ocorreu uma mesa redonda intitulada “Não precisa ser LGBT+ para lutar contra a LGBT+fobia”, composta Prof. Danilo Sousa, coordenador geral do evento; Profa. Luana Diogo, educadora da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da SEDUC, Samilla Marques Coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ – Thina Rodrigues e Gioconda Aguiar, Coordenadora Estadual da Associação Mães da Resistência.
À tarde, o evento continuou suas atividades com oficinas sobre literatura LGBT+, teatro do oprimido para diversidade, uma oficina de dança voguing ministrada por Lara Marchella e foi encerrado com uma Batalha de Lipsync, que teve a participação de alunos e ex-alunos da escola.