/*! elementor – v3.5.4 – 23-01-2022 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=”.svg”]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}
Quatro anos antes de ser assinada a Lei Áurea, foi assinada, em 25 de Março de 1884, a Carta Magna, libertando os escravos da província do Ceará.
127 anos depois, em 6 de dezembro de 2011, o feriado da Carta Magna foi instituído por lei publicada no Diário Oficial do Estado, para celebrar a abolição dos escravos, que foi pioneira no Brasil e que ocorreu onde hoje fica o município de Redenção, distante 55 quilômetros de Fortaleza. Por isso, é possível encontrar, neste município, símbolos de libertação, como museus que guardam poucos documentos preservados e prédios históricos, casa grande e senzala, visitados por turistas.
A iniciativa de tornar a data um feriado estadual contribui para que se pense sobre a importância da militância da negritude no estado, no Brasil e no mundo. Portanto, que seja um dia para se repensar o lugar do negro na sociedade.
Fontes:
Data Magna do Ceará comenta 10 anos: o que significa? Disponível em: <https://cearacriolo.com.br/data-magna-do-ceara-completa-10-anos-voce-sabe-o-que-significa/>. Acesso em: 22 de março de 2022.
Entenda a Data Magna do Ceará, feriado que pega quase todo mundo de surpresa. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2019/03/21/data-magna-ceara-feriado-entenda-surpresa-segunda-feira-25-marco-25-03.html>. Acesso em: 22 de março de 2022.